RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS

Nos termos e em cumprimento do disposto na Lei n.º 144/2015, de 08.09, a  PRABITAR - Sociedade de Mediação Imobiliária, Lda, disponibiliza a informação necessária para que o cliente consumidor possa exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial que o ajudará a resolver o litígio em questão.
A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer a entidades oficiais que os ajudem na resolução ou orientação, de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.
 
Em regra, o procedimento pode descrever-se conforme segue:
1) O cliente consumidor pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediário entre si e o fornecedor ou prestador de serviços que é o alvo da sua reclamação.
2) O intermediário pode sugerir uma solução para a sua reclamação, impor uma solução a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma solução.
A resolução alternativa de litígios pode traduzir-se em "mediação", "conciliação" ou "arbitragem".
A resolução alternativa de litígios é, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial.
Assim, em caso de litígio, o cliente consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo, nomeadamente:

 

Centro de Arbitragem de Conflitos do Consumo do Distrito de Coimbra
Telefone: 239 821 690 / 289
E-mail: geral@centrodearbitragemdecoimbra.com
site: www.centrodearbitragemdecoimbra.com

 

Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

Telefone: 253 619 107

E-mail: geral@cniacc.pt
site: www.cniacc.pt

 

Para mais informações consulte o portal do consumidor em: www.consumidor.pt (ao abrigo do artigo 18º da lei 144/2015, de 8 de Setembro

 

 

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